OPERAÇÃO ÁGATA FRONTEIRA NORTE

Ministérios da Defesa e Saúde combatem surto em Auaris (RR)

Forças Armadas transportam medicamentos e profissionais de saúde para a Terra Indígena Yanomami
Publicada em: 19/07/2023 19:34
Imprimir
Fonte: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Edição: Agência Força Aérea

No domingo (16/07), duas aeronaves C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram para Auaris (RR), na Terra Indígena Yanomami (TIY), levando três profissionais especializados em epidemias e cerca de 700 kg de insumos médicos para combater um surto diarreico em indígenas.

"De imediato, o Comando Conjunto prestou todo o apoio necessário no que diz respeito ao transporte logístico e nos colocamos à disposição do Ministério da Saúde para qualquer outra eventualidade ou necessidade de apoio", pontuou o Subcomandante do Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, General de Brigada Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.

Nesse contexto, os especialistas, que fazem parte do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS), realizarão estudos para identificar a origem do surto que tem afetado os indígenas da região.

Devido à elevada ocorrência de casos, a ação requer atendimento de urgência. Além disso, a área do Polo Base de Auaris, localizada no extremo noroeste do Estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela, e distante 443 quilômetros da capital Boa Vista, é uma região prioritária na Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e, portanto, o Comando Conjunto Ágata Norte está em forte atuação na área.

Fotos: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte